Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 21 de agosto de 2010

VIDA E ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE BORJA


(14 DE JULHO)

ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE BORJA

Meu Pai, meu Criador com vossa permissão e em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, eu peço a proteção de São Francisco de Borja, para que eu também como ele consiga transformar-me em uma pessoa melhor.

São Francisco de Borja leve-me para os caminhos da verdadeira reforma íntima, sei que só conseguirei o caminho da verdadeira felicidade, quando conseguir reformar-me, principalmente meu São Francisco de Borja que eu aprenda a ser humilde, a aceitar os verdadeiros valores, a entender que todos nesta terra são iguais, que a riqueza material de nada vale se não fizermos dela uma arma poderosa para auxiliar os menos favorecidos, enfim que eu aceite que a Lei é igual para todos, e que não há desculpa aceitável por Deus para o seu não cumprimento.

Desta forma coloco-me aos seus pés, e como seu discípulo, seguirei meu coração de agora em diante, certo que sois vós que fala através dele comigo.

Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Assim Seja.

VIDA DE SÃO FRANCISCO DE BORJA

Francisco de Borja (aqui entra uma questão lingüística, já que no original é Bórgia e foi traduzido à língua portuguesa como Borja) era afortunado financeiramente, pois pertencia à corte real de Gândia, província de Valência, na Espanha.

Nasceu no dia 28/out/1510 e, mesmo no meio de tanto luxo, soube valorizar os princípios cristãos, o conhecimento e a vida espiritual plena e dedicada ao Criador. Quando tinha 18 anos, após findar os estudos, entrou para a corte de seu primo o imperador Carlos V e viu uma cena que o impressionou: um homem chamado Ignácio de Loyola conduzindo-se à prisão da inquisição.

No ano seguinte, casou-se com Leonor de Castro e aos seus oito filhos transmitiu a educação adquirida com os livros clássicos - a maioria sobre religião - que leu ao contrário de jogar, que era o passatempo preferido da juventude de sua época, até mesmo por isso deixou um importante legado de produção literária sobre espiritualização.

Seu primo imperador o nomeou vice-rei da Catalunha onde estava a capital Barcelona, e levou a dedicação e atenção que tinha para com seu lar ao povo catalão; por isso, sua passagem por este nobre posto foi considerada leal e cristã; lá também aprendeu a ver os dois lados de uma negociação, mediar disputas e tomar importantes decisões que ele dizia ser uma preparação que o Todo poderoso colocara em sua vida para assumir a Companhia de Jesus.

Porém, quando seu pai faleceu e principalmente sua esposa, a quem ele muito amava, sua vida teve uma grande virada no percurso. Também quando teve de reconhecer o corpo da princesa Isabel, cujo corpo ele ficou encarregado de levar à sepultura real de Granada, já a tinha visto com todo o requinte de uma digna realeza, mas quando viu em estado de putrefação percebeu que de nada adiantava a vida cheia de riquezas, mas também uma alma santa.

No ano de 1548, abriu mão de todos os títulos passando a administração que tinha em mãos ao seu filho herdeiro, fez voto de pobreza, castidade e obediência, ingressando na recém-fundada Companhia de Jesus. Foi eleito superior-geral da ordem, após recusar humildemente a escolha para ser cardeal da Igreja.

Muito ativo que era, fundou o primeiro colégio jesuíta em Roma - a eterna cidade - e, logo após, uma escola também foi criada em sua cidade natal Gândia, somam-se a estes mais vinte instituições de ensino em todo o continente europeu.

Humildade, mortificação e uma grande devoção à eucaristia e à Virgem Maria são suas principais de santidade. O carisma original dos jesuítas da hora de meditação diária era uma de suas mais veementes exigências durante sua administração geral da Companhia de Jesus.

Faleceu em 30/set/1572. Em 1671, entrou para o cânone da Santa Igreja como São Francisco de Borja, um exemplo de santidade, devoção fervorosa e intelectualidade para todos os religiosos.


Um comentário:

  1. É interessante saber das vidas desses santos,não?Linda oração!

    Um domingo tri legal pra ti, cheio de PAZ!beijos,chica

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO