Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 15 de março de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO POLICARPO

SÃO POLICARPO
(23 DE FEVEREIRO)

ORAÇÃO A SÃO POLICARPO

Ó Deus, Pai de bondade, faça que minha palavra console os que sofrem e que minha presença sustente os que vacilam.

Faça, também, que eu seja capaz de imitar firmemente seu exemplo e que seja para meus irmãos fonte de alegria, esperança e paz.

Que assim seja.

VIDA DE SÃO POLICARPO

Foi um discípulo e convertido por São João, o apóstolo e evangelista, amigo e de Santo Inácio da Antióquia.

Foi bispo de Smyrna (moderna Izmir na Turquia). Muito reverenciando pelos cristãos como um líder que o escolheram para representar o Papa Anicetus na questão da data da celebração da Páscoa. O Papa Anicetus o admirava tanto que pediu que ele celebrasse a consagração em sua igreja. Uma das várias cartas escritas por Policarpo foi preservada e ainda partes de outra que ele escreveu, encontra-se na Igreja de Philippi, Macedonia. Aos 86 anos, durante as perseguições do Imperador Marcos Aurélio foi preso. Ele pediu a Santo Inácio que continuasse a construção das igrejas que não havia podido terminar. Foi torturado e martirizado para renegar a sua fé e como não o fizesse foi queimado vivo no Anfiteatro de Smyrna, mas, milagrosamente, as chamas não o atingiam e não o machucavam e ele continuava a cantar hinos de louvor a Jesus. Impressionado com o acontecimento os guardas chamaram um arqueiro para que ele perfurasse o santo com uma flecha. Ao ser atingido o seu sangue apagou as chamas. Os guardas tentaram de novo acender a pira, mas sem sucesso.

O pro cônsul encarregado do martírio, furioso ordenou que fosse decapitado. O atos do martírio de São Policarpo foram preservados e são considerados uma vívida e completa descrição do martírio deste grande santo.

Morreu no ano de 155 em Smyrna.

É invocado como protetor das dores de ouvido e das queimaduras.

Sua festa é celebrada no dia 23 de fevereiro.

Em sua carta para os Philippians ele diz:

“Fique firme e na sua conduta siga o exemplo do Senhor, firme e imutável em sua fé, ame seu irmão, amando a cada um e a todos unidos na verdade e ajudando a cada um com a bondade do Senhor Jesus, não desprezando a nenhum homem”.

Parte de uma carta descrevendo o martírio de São Policarpo:

Quando a pira estava pronta Policarpo tirou suas roupas ficando só com as de baixo e ele foi rodeado pelo material da pira. Quando tentaram pregá-lo com pregos ele disse: “deixe-me que não fugirei. Aquele que me ama me dará forças para resistir ao fogo e me dará forças para ficar quieto sem os seus pregos para me penderem”.

Então eles não o fixaram, mas apenas o amarraram. Olhando para o céu ele disse:

“Senhor Deus, pai de seu amado filho Jesus, Deus dos anjos e de todas as criaturas, poder de toda a criação, de todas as raças que vivem em sua vista, eu vos abençôo por me julgar digno deste dia, desta hora, de modo que em companhia dos mártires eu irei beber do cálice de Cristo que levantou-se de novo da morte para a vida eterna em corpo e alma pelo poder do Espírito Santo. Eu Vos venero por todas estas coisas e glorifico o eterno príncipe dos céus Jesus, Vosso amado Filho. Para a Vossa maior gloria e do Espírito Santo, Amem".

Quando ele disse Amem e terminou sua preces os guardas acenderam a pira mas quando uma grande chama levantou-se, alguns privilegiados puderam ver um estranho e maravilhoso acontecimento. Como um barco com as velas ao vento, a chama formava uma cúpula em volta do corpo de Policarpo, cercado pelo fogo seu corpo era como um pão que é tostado ou ouro ou prata branca no calor no forno, mas não como uma carne sendo queimada, seu rosto era de tranquilidade e paz. Uma suave fragrância saia daquela pira como se fosse um incenso sendo queimado e não um corpo. O odor era de uma doce fragrância de incenso dos mais caros e raros.

Segundo o historiador Euzébio, várias testemunhas foram convertidas por esse milagre de São Policarpo, após sua morte, seu túmulo passou a ser local de veneração e peregrinação, vários são os milagres creditados a sua intercessão.

2 comentários:

  1. Como foi bom te ler antes de ir dormir. Deu uma paz, amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, como eu sou por fora dos santos.Não sabia nada dele e aqui, fico aprendendo sobre suas vidas.Linda oração!beijos,ótima semana,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO