Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO TOMÉ



(3 DE JULHO)


Apostolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo e é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epístolas envolvendo Tomé. Chamado Didymus, Grego para gêmeos, ele aparece em três momentos especiais.

Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo, dizendo no caminha para Bethany “Vamos morrer com ele (João 11:16)”.

Depois quando ele diz a Jesus: "Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?” E prontamente Jesus responde “Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim".

Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que eles haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado, eu não acreditarei (Lu 20:25)". Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).

São Gregório, o magno em uma de suas homilias diz claramente: “O que vocês pensam, quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado! Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença".

Euzébius da Cesárea confirmou na sua "Historia Eclesiástica", que Tomé pregou entre os Parthias no Leste. Esta assertiva confirma de que São Tomé foi um missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras, uma descrição a qual é prescrito nos “Atos de Tomé”, escrito em Syriaco durante o terceiro século e teria influenciado os Agnósticos.

Na India por converter a muitos foi perseguido por lideres religiosos, martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade Indiana de Madras, onde fica o monte São Tomé e a cadetral do mesmo nome.
SIGNIFICADO DA SUA IMAGEM

O manto marrom de São Tomé

O manto marrom de São Tomé fala-nos sobre a humildade do santo. Sua humildade propiciou sua "volta" para Cristo. Se ele tivesse permanecido com o coração duro, cético e fechado, sua história teria tomado um rumo muito diferente. Mas ele foi humilde e reconheceu seu erro. Sua profissão de fé "Meu Senhor e meu Deus" é testemunha de sua humildade.

O livro na mão direita de São Tomé


O livro na mão direita de São Tomé significa sua missão de vida: pregar o Evangelho de Jesus Cristo; contar para todos sua experiência com o Mestre e seu caminho da dúvida para a fé, das trevas para a luz. São Tomé pregou o Evangelho no Oriente, especialmente na Índia. Lá, converteu a muitos, realizou vários milagres e renovou a esperança de milhares de fiéis; tudo em nome do livro que está em sua mão direita: o Evangelho, ou seja, a Boa Nova de Jesus Cristo. Mas, por isso também, ele foi martirizado.


A túnica vermelha de São Tomé

A túnica vermelha de São Tomé simboliza o sangue de Cristo e o próprio sangue de São Tomé, que morreu mártir por causa de seu anúncio do Evangelho. Chegando á região do atual Estado de Kerala, na Índia, São Tomé dedicou-se a pregar o Evangelho ao povo.
Muitos se converteram, sacerdotes hindus decidiram matá-lo, caso ele não renegasse a fé em Cristo. Como ele não renegou Jesus, foi morto.

A lança

A lança na mão esquerda de São Tomé mostra-nos a forma como ele foi martirizado: a lançadas. Assim, aquele que duvidara da ressurreição de Cristo, entregou sua vida por anunciar que Jesus estava vivo e atuante. Mas seu testemunho deixou uma semente cristã na Índia. Na região onde ele pregou o Evangelho foram construídas sete igrejas e o cristianismo ainda persiste firme, cercado por várias outras crenças.


Milagre

Uma das igrejas de Kerala foi construída diante de poste fixado ali por São Tomé. Na ocasião, São Tomé profetizou que as águas do mar nunca chegariam até ali. E, de fato, no tsunami recente de 2004, quando toda a região foi devastada pelas ondas gigantes, a Igreja de São Tomé, onde estão suas relíquias, permaneceu intacta. As águas chegaram somente até o poste fixado pelo santo.





ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (1)
(Para obter um esclarecimento em caso ou negócio difícil ou duvidoso)

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristos, que então vos disse: “Bem aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.

Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.

Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas).

Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que assim seja.

(Rezar um Pai-Nosso, Creio em Deus Pai e uma Ave-Maria).



ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (2)

Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele.

Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo.

Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o titulo de "abençoado" seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem te-Lo visto.

Que assim seja.

ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (3)

Caro São Tomé, o senhor que uma vez não acreditou que nosso do Senhor tenha tido uma gloriosa ascensão mas mais tarde O viu e O tocou e exclamou "Jesus Meu Senhor e Meu Deus".

De acordo do com uma antiga história o senhor rendeu a Ele a maior assistência em construir em Sua honra uma igreja no lugar de um templo pagão.

Por favor abençoe os arquitetos, os construtores e os carpinteiros que através do senhor honrarão a Jesus nosso Senhor.


Que assim seja.


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (4)


Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida.

Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”.

São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.

Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO