Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 25 de setembro de 2011

VIDA DE SANTA AURÉLIA PETRONINA

SANTA AURÉLIA PETRONINA
(31 de MAIO)

VIDA DE SANTA AURÉLIA PETRONINA 

Nasceu em Roma no primeiro século.
Por vários séculos a história dizia que ela era filha de São Pedro e que era tão bela e como havia recusado a proposta de casamento de um rico romano pagão chamado Flaccus foi presa em uma torre, mas teria feito uma greve de fome e morreu em três dias.
Entretanto, em inscrições antigas e recentemente encontradas, ela está listada como uma mártir da forma mais tradicional da época.
Noutra versão ela seria uma servente, que trabalhava com São Pedro e uma das várias convertidas por ele e seria a sua "filha espiritual". Parece ter sido parente de Santa Domitilla e foi curada de paralisia por São Pedro.
Suas relíquias estão na Basílica de São Pedro em Roma, Itália. Sua capela tem vários trabalhos de Miguelangelo e Bramante.
Diz ainda a tradição que quando seu caixão foi aberto para o traslado, seu corpo estava incorrupto e a cabeça coberta com flores.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada sendo curada por São Pedro; 2) segurando as chaves para ele; 3) uma virgem com uma vassoura; 4) ao lado de São Pedro; 5) recusando uma proposta de casamento, e 6) recusando um anel oferecido por um rei.
É a padroeira dos viajantes e dos golfinhos visto que em seu sarcófago havia um golfinho encravado nele.

Sua festa é celebrada no dia 31 de maio

NA
São Pedro tinha uma esposa e ele viveu em Cpharnaum, com a sua sogra na casa dela, (Mateus 8:14; Lucas 4:38) mais ou menos no início da pregação de Jesus nos anos 26-28 DC. Assim é de se supor que Pedro foi casado durante algum tempo.
De acordo com Clemente de Alexandria (Stromata III, vi) Pedro teve filhos. Clemente também escreveu que conforme a tradição a sua esposa teria sido também martirizada (ibid, VII, xi).
São Euzébio, um dos maiores dos estudiosos da bíblia aceitou esses itens de Clemente (cf.Hist.Eccl.III, xxxi). O resto da literatura cristã é silenciosa a respeito da esposa de Pedro. Talvez porque a partir do sexto século esta hipótese fosse incluída como sendo apóstata, mas vários escolares aceitam esta possibilidade.

Fonte: Site Cadê meu Santo.

2 comentários:

  1. Conhecer alguém aqui e ali……
    Segui perfume e encontrei este espaço.

    Um beijo da Nita. Hoje de bom fim de semana. O meu teve sol. De Outono!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida!
    Vim deixar meu apreço pelas suas postagens que nos traz mensagem de alento.
    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO