Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOSSA SENHORA DA ALEGRIA (LIÈSSE)

N.SRA.DA ALEGRIA-VILA MOURA PORTUGAL













N.Sra da ALEGRIA DIOCESE DE LAON FRANÇA 


Na diocese de Laon se acha o célebre santuário de Nossa Senhora de Lièsse. Este nome significa Nossa Senhora da Alegria, e foi dado em memória de um acontecimento feliz que o santuário de Lièsse recorda.

Durante o reinado de Fulco de Anjou, quarto rei de Jerusalém, três fidalgos de Laon, partidos para a Cruzada, foram feitos prisioneiros e conduzidos ao Cairo. O sultão tentava, por ameaças e seduções, fazê-los abjurar a sua fé. Não conseguiu abalar a piedosa fidelidade de seus prisioneiros; pelo contrário, estes converteram a filha do príncipe, que decidiu não só deixá-los evadirem-se, como também os acompanhou.

A evasão produziu-se sem embaraço, levando os fugitivos consigo uma imagem da Santíssima Virgem. Mas a sua situação era muito perigosa, e, uma noite, abatidos pela fadiga e incertos do futuro, adormeceram desanimados.

Ao despertarem, qual não foi a surpresa! Reconheceram sua terra natal. Estavam na França. Em uma noite foram transportados milagrosamente do Egito para a sua pátria. No outro dia, acharam no mesmo lugar a estátua de Nossa Senhora, que trouxeram na fuga.



Como demonstrar sua alegria e gratidão pelo milagroso livramento? Fizeram erigir à Maria um santuário onde aprouve à Virgem Santíssima multiplicar os benefícios e as graças.

Peçamos à Mãe de Deus que nos seja refúgio nas nossas tribulações, e confiemos todas as nossas alegrias àquela que a Igreja chama de Mãe da Esperança e de Santa Alegria.

(Mês de Maria, Pe. B. Bord – Editora Vozes Ltda, Petrópolis – 1ª. edição, 1940, pp. 72 – 74)
Nossa Senhora da Alegria tem festa própria (ou romaria) em duas terras portuguesas: Funchal e Castelo de Vide. Está também presente em pelo menos outras duas, nas respectivas igrejas: em Almalaguês, uma freguesia do concelho de Coimbra, e em Vilamoura.
Como Mãe soberana e cheia de carinho, que transforma as lutas em triunfos, as tristezas em alegrias, as preocupações em alívio e sabe conceder resignação cristã e paz de espírito ou tranquilidade de alma a todo o sofrimento, dúvida e inquietação - é também invocada como Poderosa Advogada das Dores de Parto, já que a Mulher anseia pela enorme alegria de ver o fruto do seu amor, embora, por vezes, receie as dores do nascimento."
Depois da segunda oração, está publicada a oração para pedir proteção para o parto.

1-Oração

Na calma deste momento, furtando-me do corre corre da vida, eu me recolho em Ti.
Senhora da alegria, olha a minha audácia: na singeleza da minha oração eu te dou a minha alegria.
Como é bom ser alegre. Obrigada Senhora. Foi teu dom. Como é agradável ter a alma em paz. Ela é Tua também. Como é maravilhoso ter a alma branda... Razão de ser de toda alegria.
Senhora, nos dias ensolarados e nas noites entreabertas, um sorrir sincero indique a alegria sempre em mim.
Que eu saiba sorrir a Ti em todas as circunstâncias da vida, nas festas, nas tormentas, no meu próximo.
Sorria eu, Senhora, para aprender com Teu salmista a servir a Senhora, na alegria.

Que assim seja em nome de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.


2- ORAÇÃO PARA UM BOM PARTO


 Virgem Mãe Santíssima, Nossa Senhora da Alegria, escolhida por Deus para a missão da divina maternidade, dando ao mundo, em parto misterioso, o seu Redentor e Salvador, alcançai-me de Jesus, fruto bendito do Vosso ventre, a graça de ser feliz no momento em que venha a ver a luz do dia o fruto que trago nas minhas entranhas e que, após o transe do parto para que suplico a Vossa especial proteção, prometo vir consagrar-Vos, junto desta imagem, a fim de que o cumuleis de abundantes favores celestes, acrescidos das Vossas bênçãos carinhosas e maternais. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso.

Que assim seja.


Oração de Agradecimento - Consagração

(Agradecendo um parto feliz e consagrando o filho)

Ó doce Mãe do Céu, Nossa Senhora da Alegria, eis-me prostrada a Vossos pés para agradecer, jubilosa e devotamente, as graças e bençãos que Vos dignastes conceder-me de Vosso Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, no momento em que viu a luz do dia este meu filho querido (ou: esta minha filha querida) que hoje trago até junto de Vós para Vo-lo(la) consagrar irrevogavelmente, a fim de que, o(a) protejais durante todos os dias da sua peregrinação pelo mundo, livrando-o (a) dos perigos da alma e do corpo, e o (a) acumuleis de abundantes bênçãos celestes. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso.


Que assim seja.

2 comentários:

  1. Qual é o dia de Nossa Senhora da Alegria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão ou irmã, na época da postagem não encontrei o dia de jeito nenhum e hoje pesquisei novamente e não encontrei estou entrando em contado com o site de uma igreja para ver se consigo a resposta. Grata

      Excluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO